Interessante como as expressões ou ditados populares têm muito significado, muito a dizer. Uma simples frase pode nos incitar à reflexão de várias situações, desde lembranças do passado, vivências do presente ou as possibilidades do futuro.
Desta forma, considero importante relatar um momento vivido , através de um rápido, mas muito construtor encontro, que dá nome a este texto. Bem, vamos lá.
Eu estava passando uns dias na casa da minha mãe, quando numa certa manhã chegou uma senhora chamada Dequinha, amiga da família. Pessoa muito simples e engraçada, embora seja uma sofredora em seu cotidiano, com muitas histórias de vida pra contar, no mínimo curiosas. Alguém que considero bastante e que tem um carinho muito grande por mim. Não nos víamos há uns dois anos, desde que me mudei do Ceará pra Mossoró.
Ao me ver, me cumprimentou com um sorriso verdadeiro e um abraço forte, era muito bonita a sensação de felicidade que transmitia ao me encontrar. Eu também fiquei muito satisfeita por vê-la, o sorriso foi recíproco.
Algum tempo depois, minha mãe, numa conversa na cozinha com ela e comigo, afirmou que até que enfim tínhamos nos encontrado. Ela disse a seguinte frase que me marcou profundamente: "É, um dia as pedras se encontram."
Fiquei pensando naquela pequena frase, tão singela e tão intensa,vinda de uma pessoa tão humilde. Sei que naquele momento significava nosso reencontro, mas algo me inquietava o pensamento, me fazendo procurar outras significações para aquela expressão pra que eu pudesse transformar em texto.
Entendo que a abrangência é imensurável, e que é muito difícil contemplar a variedade de sentidos que pode assumir.
"Um dia as pedras se encontram..." As pedras podem significar; família, casais, amigos, passado e presente, ídolos e fãs, sonho e realidade, rio e mar, chuva e chão, fome e comida, frio e agasalho, sede e água, vontade de ser feliz e felicidade.
Observando nossas vidas podemos perceber que os encontros são constantes, é só prestar atenção nas pessoas ao nosso redor, nas paisagens, na dinâmica da sociedade em que estamos inseridos. Encontros e reencontros, o vaivém de tudo, o ir e vir vital. não se pode negar essa verdade tão forte, e é preciso crer e ter esperanças que " Um dia as pedras se encontram".
Mara Renata Barros
Olá querida Mara! Ouvi hj de uma senhora que não via há um bom tempo a frase "Até as pedras se encontram, quanto mais as criaturas". Esse provérbio português me causou grande impacto, pois tenho aguardado alguém especial em minha vida. Grata pelos escritos!
ResponderExcluirAmém!!! Assim será!!!
ExcluirOlá Indaiá! Que alegria você por aqui! As pedras se encontram sim, acredite! ♡ Eu agradeço muito seu comentário. Estou feliz.
ExcluirOlá Mara! Hoje eu disse essa pequena e poderosa frase para uma pessoa muito especial que hoje já pertence outra pessoa
ResponderExcluirA vida nos oferece os encontros, você falou o que sentia seu coração. Aguarde as respostas do tempo.
ExcluirHj me veio essa frase ,até as pedras se encontram e me emocionei, pois o homem que amo e que estamos juntos a 2 anos, viveu andou no mesmo lugar que nasci,todos os lugares que andei ,brinquei quando criança, ele pisou todos esses lugares, inclusive morou no mesmo lugar que nasci e cresci. ,eu tenho 48 e mudei desse bairro qdo tinha 7 Pra 8 anos,ele tem 38 ele de Brasília e eu Cuiaba,fui casada 30 anos tive 6 filhos mas por ironia do destino acabou a 3anos ,logo o kleriston entrou na minha vida é dando uma volta.no Google .descobrimos tudo isso.por isso eu digo até as pedra se encontram
ResponderExcluir