Parece que eu gosto de analisar as frases não é? Pois é, essa frase recebi de uma ex-aluna muito querida, chamada Mirian, "Quando a saudade não cabe no peito, transborda nos olhos".
Por que choramos quando estamos com saudades? Por que as lágrimas teimam em cair quando estamos longe de alguém que gostamos, amamos, ou não mais está conosco?
A saudade não se restringe apenas a pessoas, mas a situações, a momentos vividos.Vale lembrar que só sentimos saudade de bons momentos, de pessoas que nos são caras. E aí lembro de outra frase: " Só sente saudade quem ama de verdade", e é mesmo, quem sente saudades de momentos infelizes? Acredito que ninguém.
De acordo com o Dicionário Aurélio, Saudade : 1. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distante ou extinta.2. Pesar pela ausência de alguém que nos é querido.
Esta tal saudade, é uma mistura de sentimentos, às vezes em forma de sorrisos ou dor, porque o coração é parte fundamental desse sentimento aliado à mente. Quando não cabe no peito, quando é forte demais, o jeito é deixar que nossos olhos a façam transbordar como forma de aliviar um espaço que está tão ocupado. Os olhos deixam cair aquelas pequenas gotículas, chamadas lágrimas, que muitas vezes queimam o rosto e nos deixam sem palavras, sem ação e em alguns casos sem chão.
A saudade não é nada fácil de administrar, chorar é apenas uma maneira de reagir, quando não se pode fazer nada para matá-la. Mas quando se pode fazer algo, o verbo matar, nesse caso assume uma boa função, a função do reencontro, do matar a saudade, do esvaziamento do coração tão machucado, pelo tempo ou pela distância.
Infelizmente há saudades vitalícias, que não se podem extinguir, e essas são as piores, porque só são compreendidas pela lembrança. E mais uma vez podemos entender que lembrar é viver duas vezes, embora não seja da mesma forma, mas uma forma de reviver o que não se pode modificar.
Se só nos resta chorar, que choremos, mas de alegria, de agradecimento a Deus pelas pessoas e bons momentos que fazem parte de nossas vidas, de nossas histórias.
Sentir saudade é saudável, até um certo limite.Tentemos administrar tão belo sentimento, para que não nos machuque, mas seja responsável pelo nosso sorriso, que é o que devemos buscar sempre, constantemente.
Sentir saudades sorrindo é a melhor forma de procurar ser feliz, apesar da existência desse sentimento.
Mara Renata Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário